Curcumina: Os 10 Principais Benefícios do Ingrediente Secreto da Cúrcuma

Curcumina

Cúrcuma se estendem muito além da prateleira de especiarias.

Açafrão pode ser encontrado misturado em leite dourado, adicionado aos soros para cuidados da pele, e até mesmo polvilhado sobre arroz ou legumes assados.

Cheio de sabor, cor e benefícios para a saúde, não há dúvida de que a cúrcuma faz uma adição valiosa a uma dieta saudável.

Na raiz da multiplicidade de benefícios  da  cúrcuma está a curcumina, uma substância química responsável por suas poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Enquanto adicionar açafrão à sua dieta pode definitivamente trazer alguns grandes benefícios em termos de nutrição, ir direto para a fonte e obter uma dose concentrada de curcumina é ainda melhor.

Este composto incrível pode influenciar praticamente todos os aspectos da saúde, desde a pele até o cérebro.

O que é curcumina

A curcumina é uma substância química com um tom amarelo vibrante que é produzido por certos tipos de plantas.

É na verdade um tipo de curcuminoide, que é um pigmento vegetal natural que possui poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

É encontrado principalmente em açafrão, uma planta medicinal potente que pertence à mesma família como o gengibre.

Açafrão é muitas vezes seco e moído em um tempero rico que é usado para aumentar o sabor, cor e valor nutricional de muitos caril e culinárias.

Os benefícios da curcumina são extremamente pesquisados ​​e extensos.

óleo essencial de cúrcuma e cúrcuma tem sido associado a tudo, desde inflamação reduzida até melhor saúde do cérebro.

Não só isso, o açafrão é seguro, eficaz e bem tolerado com risco mínimo de efeitos colaterais.

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10 Benefícios da Curcumina

  1. Alivia a inflamação
  2. Promove a saúde da pele
  3. Regula o açúcar no sangue
  4. Pode ter propriedades anti-câncer
  5. Pode melhorar a saúde mental
  6. Ajuda a prevenir coágulos sanguíneos
  7. Alivia a dor nas articulações
  8. Equilibra o colesterol
  9. Melhora a desintoxicação
  10. Melhora a função cerebral

1. Alivia a inflamação

A inflamação é uma resposta imunológica normal que ajuda a proteger o corpo contra doenças e infecções.

A inflamação crônica , por outro lado, é um problema sério que acredita-se contribuir para uma série de condições crônicas, como câncer, doenças cardíacas e diabetes. ( 1 )

Um dos benefícios mais notáveis ​​da curcumina é a sua capacidade de aliviar a inflamação no corpo, bloqueando a atividade de várias enzimas envolvidas no processo inflamatório.

2 ) Um estudo em humanos publicado na  Oncogene comparou os efeitos anti-inflamatórios de vários compostos e descobriu que a aspirina e o ibuprofeno , dois medicamentos comuns usados ​​para tratar a inflamação, eram os menos potentes, enquanto o extrato de curcumina era um dos mais eficazes no alívio da inflamação. ( 3 )

Isso pode ter um efeito poderoso quando se trata de saúde. O alívio da inflamação não só ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, mas também pode melhorar os sintomas de condições inflamatórias como artrite, doença inflamatória intestinal e asma .

2. Promove a saúde da pele

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, obter a dose diária de curcumina pode ajudar a manter a pele brilhante e saudável.

De acordo com uma revisão da Uniformed Services University of Health Sciences, em Maryland, a curcumina pode ajudar a neutralizar os radicais livres para evitar danos às células.

Também pode acelerar a cicatrização de feridas e melhorar a deposição de colágeno. ( 4 )

Também pode ajudar a tratar várias condições da pele relacionadas à inflamação. Um estudo com animais em 2016 fora da China mostrou que a administração de curcumina a camundongos reduziu em 50% a proliferação de células inflamatórias e melhorou significativamente os sintomas da psoríase .

5 ) Outras pesquisas – incluindo um estudo piloto examinando a prática da medicina ayurvédica comum de usar cúrcuma e nim e um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo conduzido pelo Departamento de Dermatologia da Universidade de Rochester Medical Center em 30 pacientes com câncer de mama – sugere que também pode ser útil no tratamento de outras doenças da pele, como sarna e dermatite induzida por radiação. ( 6 , 7 )

3. Regula o Açúcar no Sangue

O alto teor de açúcar no sangue pode prejudicar gravemente a saúde. A curto prazo, pode causar sintomas de diabetes como aumento da sede, fadiga e perda de peso não intencional.

A manutenção de altos níveis de açúcar no sangue por longos períodos pode trazer consequências ainda mais perigosas, incluindo danos aos nervos, comprometimento da cicatrização e perda da visão.

Algumas evidências mostram que a curcumina pode ajudar a manter os níveis normais de açúcar no sangue para evitar esses efeitos colaterais graves.

De acordo com uma revisão publicada no  International Journal of Endocrinology Metabolism , a curcumina funciona reduzindo a produção de glicose, diminuindo a inflamação, estimulando a captação de glicose e aumentando a secreção de insulina do pâncreas. ( 8 )

Um estudo publicado no  Indian Journal of Clinical Biochemistry mostrou que dar aos pacientes diabéticos curcumina em combinação com a metformina, um medicamento comum para diabetes, resultou em menor nível de açúcar no sangue, estresse oxidativo e inflamação.

9 ) Um estudo em humanos em 2012 também descobriu que tomar cápsulas de curcumina durante nove meses reduziu significativamente o número de pré-diabéticos que desenvolveram diabetes em comparação com um placebo. ( 10 )

4. Pode ter propriedades anti-câncer

A dieta pode ter um efeito poderoso no crescimento e desenvolvimento do câncer. De fato, o preenchimento de alimentos que combatem o câncer, como a cúrcuma, pode ser eficaz para ajudar a diminuir os tumores e matar as células cancerígenas.

A curcumina atua bloqueando a sinalização celular e inibindo a divisão celular em tipos específicos de enzimas e fatores de crescimento que estão diretamente envolvidos no desenvolvimento do câncer.

11 ) Estudos in vitro descobriram que ela pode ser eficaz contra vários tipos de câncer, incluindo câncer de pâncreas, colo-retal, mama e pulmão, bem como mieloma múltiplo. ( 12 )

5. Pode melhorar a saúde mental

Embora a pesquisa ainda seja limitada em humanos, alguns estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a melhorar a saúde mental e ajudar no tratamento de condições como depressão e ansiedade.

Um recente estudo publicado no  Journal of the American Medical Directors Association compilou dados de seis estudos e descobriu que a curcumina foi capaz de reduzir significativamente os sintomas de depressão e ansiedade em comparação com um placebo com risco mínimo de efeitos colaterais. ( 13 )

Outros modelos animais também descobriram que ela pode ajudar a diminuir a ansiedade e aumentar os níveis de DHA, um tipo de ácido graxo ômega-3 que desempenha um papel no desenvolvimento do cérebro e pode estar envolvido em distúrbios cognitivos como a ansiedade. ( 14 , 15 )

6. Ajuda a prevenir coágulos sanguíneos

A formação de coágulos sanguíneos é um grande problema de saúde para muitos. Os coágulos sanguíneos são formados através de um processo chamado agregação plaquetária, que faz com que as plaquetas no sangue se juntem e formem um coágulo.

Isso pode contribuir para alguns problemas graves de saúde, incluindo acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e embolia pulmonar .

Pesquisas sugerem que a curcumina modifica a biossíntese de eicosanóides, um processo natural que está diretamente envolvido na inflamação.

Ela afeta especificamente a síntese de tromboxanos, que são um tipo de eicosanóide que desempenha um papel central na formação de coágulos, de acordo com uma pesquisa do Departamento de Medicina Ambiental da Universidade de Odense, na Dinamarca. ( 16 )

Vários estudos in vitro e modelos animais demonstraram que a curcumina pode inibir com sucesso a agregação plaquetária para reduzir o risco de formação de coágulos sanguíneos e minimizar o risco de efeitos adversos na saúde como resultado. ( 17 , 18 , 19 )

7. Alivia a dor nas articulações

A artrite reumatóide é uma condição inflamatória que causa sintomas como dor, rigidez e inchaço nas articulações.

Com sua riqueza de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, não é surpresa que a curcumina possa ser eficaz na redução da dor nas articulações e na melhora dos sintomas da artrite reumatóide .

Um estudo em humanos descobriu que pode ser tão eficaz quanto uma medicação comum usada no tratamento da artrite reumatóide.

No estudo, os pacientes com artrite reumatóide receberam curcumina, diclofenaco sódico ou ambos. No final do estudo, os pacientes nos três grupos apresentaram melhora significativa, mas aqueles que receberam curcumina realmente mostraram a maior redução nos sintomas.

20 ) Outros estudos descobriram que ele também pode funcionar como um analgésico natural  e pode ajudar a reduzir a dor nas articulações, bem como a dor de outras causas, como danos nos nervos. ( 21 )

8. Equilibra o Colesterol

Níveis elevados de colesterol são um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Essa substância gordurosa se acumula nas artérias, fazendo com que endureçam e se estreitem, forçando o músculo cardíaco a trabalhar ainda mais para bombear o sangue por todo o corpo.

A curcumina pode ajudar a melhorar a saúde do coração, mantendo os níveis de colesterol sob controle.

Um estudo de 2008 da Universidade da Indonésia mostrou que a curcumina reduziu os níveis de colesterol LDL total e ruim em pacientes com síndrome coronariana aguda.

22 ) Da mesma forma, outro estudo do Amala Cancer Research Center na Índia descobriu que tomar 500 miligramas por dia de curcumina aumenta o colesterol HDL benéfico e reduz o colesterol total em impressionantes 12% em 10 voluntários humanos saudáveis. ( 23 )

9. Melhora a Desintoxicação

Seu corpo tem um poderoso sistema de desintoxicação embutido: seus pulmões ajudam a expelir o dióxido de carbono, seu fígado libera as toxinas, seus rins filtram o sangue e seus intestinos extraem nutrientes dos alimentos e excretam produtos residuais.

Embora este sistema funcione muito bem por si só, existem muitas maneiras de ajudá-lo a funcionar de forma mais eficiente para evitar toxinas e bactérias perigosas.

A curcumina pode ajudar a melhorar a desintoxicação e manter seu corpo em forma de ponta através de vários mecanismos.

Uma revisão do México informou que a curcumina é capaz de proteger o fígado contra danos e doenças, permitindo que ele continue trabalhando para remover toxinas e compostos nocivos do corpo.

24 ) Um estudo em animal publicado no  Journal of Applied Toxicology até descobriu que a curcumina ajudava a proteger os ratos contra o envenenamento por mercúrio .

25 ) A curcumina também pode ajudar a aumentar os níveis de enzimas específicas envolvidas na desintoxicação para evitar o acúmulo de toxinas e compostos causadores de câncer, segundo o Centro de Pesquisas sobre Toxicologia Alimentar e Farmacêutica do Instituto Nacional de Nutrição, na Índia. ( 26 )

10. Melhora a Função Cerebral

O que você coloca no seu prato pode ter um impacto enorme na saúde do seu cérebro.

Enquanto alimentos ultraprocessados  e junk foods “comida lixo” , contribuem para o estresse oxidativo e a inflamação, o preenchimento de alimentos cerebrais  pode realmente apoiar a saúde cognitiva e prevenir condições neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Pesquisas com animais mostram que a curcumina pode realmente aumentar os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro, um tipo de hormônio de crescimento ligado à função cerebral, e tem sido usado na medicina tradicional chinesa para melhorar a função cerebral por séculos.

27 ) Embora faltem estudos em humanos, modelos animais – especificamente ratos – descobriram que a curcumina pode melhorar a memória, reduzir o dano oxidativo e melhorar a cognição. ( 28 , 29 )

Principais alimentos que contêm curcumina

A curcumina em pó é encontrada principalmente na cúrcuma, uma planta que é nativa da Índia e do Sudeste Asiático e pertence à mesma família do gengibre.

Os rizomas da planta são tipicamente cozidos, depois secos em fornos e moídos em um pó fino com uma tonalidade laranja-amarelo rica e vibrante.

A cúrcuma é um tempero altamente versátil que pode ser usado de muitas maneiras diferentes.

Tem um aroma terroso e um sabor levemente amargo que combina especialmente com receitas salgadas, mas às vezes também é usado para preparar pratos doces. Ele também transmite sua cor forte aos alimentos e é perfeito para iluminar praticamente qualquer prato.

Embora adicionar uma pitada de cúrcuma aqui e ali à sua cozinha possa definitivamente ser benéfica, é improvável que ela contribua com uma quantidade significativa de curcumina para sua dieta.

De fato, um estudo conduzido pela Universidade Hashemite, na Jordânia, descobriu que o pó de cúrcuma puro contém apenas cerca de 3% de curcumina em peso. ( 30 )

Para obter uma dose mais concentrada de curcumina, suplementos de curcumina feitos de extrato de cúrcuma também estão disponíveis.

Esses suplementos contêm uma dosagem de curcumina muito mais alta do que a encontrada no pó de cúrcuma, ajudando a maximizar os potenciais benefícios para a saúde e reproduzir resultados mais semelhantes aos encontrados em estudos clínicos.

Certifique-se de escolher um suplemento que contenha também piperina, um composto natural encontrado na pimenta do reino que ajuda a melhorar a absorção da curcumina.

Um estudo em um animal na Índia até descobriu que a administração de piperina junto com a curcumina aumentava a biodisponibilidade da curcumina em impressionantes 2.000%.

31 ) Além disso, você pode querer procurar um suplemento feito com cúrcuma orgânica e considerar optar por uma cápsula de curcumina fermentada, pois o processo de fermentação também pode ajudar a aumentar a absorção. ( 32 )

Precauções

Embora a curcumina seja repleta de muitos benefícios à saúde, existem alguns efeitos colaterais da curcumina que você pode querer considerar.

A exposição da pele ao açafrão, por exemplo, tem sido associada a uma erupção cutânea com comichão e irritação da pele em algumas pessoas, e tomar altas doses de um suplemento de curcumina também pode produzir outros efeitos colaterais.

Alguns dos sintomas mais comuns relatados da curcumina incluem: ( 33 )

  • Náusea
  • Diarréia
  • Baixo teor de açúcar no sangue
  • Aumento do risco de sangramento
  • Fertilidade reduzida
  • Aumento do fluxo menstrual

Algumas evidências também sugerem que a curcumina pode prejudicar a absorção de ferro, potencialmente contribuindo para a deficiência de ferro sintomas de anemia . ( 34 )

Além disso, enquanto a cúrcuma encontrada nos alimentos é geralmente segura durante a gravidez, as mulheres grávidas não devem tomar suplementos de curcumina, pois podem estimular as contrações uterinas.

Se você estiver tomando medicamentos para diabetes ou diluidores do sangue, você também deve consultar seu médico antes de iniciar a suplementação de curcumina para evitar uma interação.

Mais Dicas

  • A curcumina é uma substância química e um tipo de curcuminoide encontrado na cúrcuma que proporciona uma riqueza de benefícios para a saúde.
  • Os benefícios potenciais da cúrcuma / curcumina incluem redução da inflamação, melhor saúde da pele, menor colesterol e níveis de açúcar no sangue e alívio da dor nas articulações. A curcumina também pode ter propriedades anti-câncer e pode ajudar a melhorar a desintoxicação e prevenir coágulos sanguíneos.
  • Além da cúrcuma, a curcumina também está disponível em forma de suplemento, o que ajuda a fornecer uma dose mais concentrada e ajuda a amplificar os benefícios.
  • Use curcumina em combinação com uma dieta nutritiva, bem-arredondada e estilo de vida ativo para maximizar os benefícios potenciais em sua saúde.

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