Usando Néctar de Agave em Chás e Receitas e Como é feito! Mais Saúde

O Que é Néctar de Agave? Guia para usar em Chás, Receitas, Como é feito!

O Que é Néctar de Agave, ou xarope de agave, ele é um adoçante comum e natural usado em alimentos e bebidas. É frequentemente usado como um substituto para o açúcar, mel e melaço para adoçar coquetéis, chás e café. Ele também se tornou uma alternativa popular para produtos de panificação, molhos e até para uso curativos.

Néctar de agave também é um adoçante alternativo e muito comum no veganismo quando usado no lugar do mel. Algumas pessoas também preferem ele, porque tem um menor índice glicêmico comparado ao açúcar.

O sabor do néctar de agave é único. É mais doce que o açúcar e mais semelhante ao mel, embora tenha um sabor mais neutro do que o mel e seja mais fino.

Ele não tem o sabor amargo de adoçantes artificiais. No geral, é uma ótima opção para muitas de suas comidas e bebidas favoritas.

O que é e como e Usando Néctar de Agave em Chás e Receitas e Como é feito!

Néctar de agave é muito popular e pode ser encontrado em muitos supermercados. Muitas vezes você pode encontrá-lo com outros adoçantes ou na seção de alimentos naturais na maioria das mercearias do sua cidade.

O Agave Nectar é um adoçante saudável?

Enquanto o néctar de agave é muitas vezes apontado como um adoçante “saudável”,  mais isso não é necessariamente verdade.

As pessoas com diabetes e outras preocupações com a saúde recorrem frequentemente a ela como um substituto do açúcar, mas é uma boa ideia usá-la com moderação, se for o seu caso.

A razão para isso é que o néctar de agave tem menor índice glicêmico do que o açúcar refinado. Isso significa que isso afetará seu açúcar no sangue mais lentamente do que o açúcar refinado.

No entanto, o néctar de agave é 90% de frutose e muita frutose pode aumentar os triglicerídeos e afetar a insulina.

As alegações de que o néctar de agave é um adoçante mais saudável são uma questão de debate. Ele é uma boa alternativa para o açúcar e outros adoçantes, só que não necessariamente uma opção mais saudável em dietas em geral com acompanhamento médicos.

Se você tiver preocupações dietéticas especiais, a melhor  dica e sempre falar com seu médico ou nutricionista.

O Que é Néctar de Agave, Como é feito ?

O Que é Néctar de Agave? Guia para usar em Chás, Receitas, Como é feito!

O néctar de agave é feito do suco da planta agave. Como na produção da tequila , o néctar de agave normalmente começa com plantas de agave de 7 a 10 anos – México, das quais as piñas são colhidas .

O suco, ou seiva, é extraído da piña, filtrado, depois aquecido lentamente a baixas temperaturas até que os carboidratos sejam quebrados em açúcar. Néctar de agave “cru” é aquele que foi aquecido a 117 F.

Também como a tequila, alguns dos melhores néctares de agave são os produtos da agave azul e os rótulos indicarão claramente se esse néctar é “100% Blue Agave”.

Há também leis de “certificado de origem” para o néctar de agave, embora seja aí que as semelhanças com a tequila terminam. Néctar de agave é livre de álcool.

Néctar de agave: Variedades, cores e sabores!

Semelhante a outros xaropes, o néctar de agave está disponível em uma variedade de intensidades de cor e sabor.

Os graus mais leves parecem semelhantes ao xarope simples.

Estes são os melhores para coquetéis levemente saborosos, como a margarita rosangel e a vodka azeda, porque o sabor é quase transparente.

Os néctares agave escuros têm um sabor mais forte, perto da intensidade do mel.

Estes podem ser misturados com bebidas com sabores fortes, como o doce de tequila e muitas  margaritas frutadas.

O néctar mais escuro é comparado ao melaço claro.

Da mesma forma, emparelhe os néctares de agave escuro e claro adequadamente com seus produtos assados.

Por exemplo, um néctar de agave escuro é bom para sobremesas escuras como brownies, bolos de chocolate e receitas como: barras de aveia com cobertura de chocolate.

Um néctar leve de agave pode ser usado para necessidades de panificação mais leves, como cheesecakes.

Ajustando o néctar da agave ao seu gosto!

Se o néctar de agave é muito doce para você, você pode querer reduzir sua doçura para isso. Faça isso misturando o néctar e a água destilada na proporção de 1: 1 (ou um pouco menos de água) e mexendo até que esteja bem misturado.

Você também pode aquecê-lo lentamente para engrossar ele novamente, mas isso geralmente é desnecessário.

Néctar de agave também pode ser infundido para dar sabor e adoçar xaropes caseiros, assim ficando mais saborosos.

Alguns aromas, como a canela , podem ser simplesmente misturados em forma de (canela em pó) ou infundidos com (paus de canela) com a quantidade desejada de néctar.

A baunilha é outra ótima opção. Você pode misturar em uma pequena quantidade (1 colher de chá ou mais, dependendo do volume) de extrato de baunilha ou fazer uma infusão com uma baunilha inteira.

Coloque uma fava de baunilha no seu néctar de agave por cerca de um mês para obter um sabor completo e incrível.

Como fazer Limonada – Refresco de limão adoçado com Néctar de agave

Em vez do açúcar que é normalmente usado para adoçar limonada caseira , esta receita usa néctar de agave.

O que você precisará

  • 1 1/2 xícaras de suco de limão (fresco; cerca de 6 limões)
  • 6 xícaras de água
  • 3/4 xícara de néctar de agave (ou a gosto)
  • 1 colher de sopa de gengibre (fresco, finamente ralado)
  • Decore: folhas de hortelã (frescas)
  • Decore: limão (cortado em fatias finas)

Como fazer a receita

  1. Misture o suco de limão, a água e o néctar de agave.
  2. Junte o gengibre ralado (se desejar) e deixe esfriar completamente.
  3. Sirva com folhas de hortelã e limão muito fatiado.

Como Substitui o açúcar por Néctar de Agave em Xarope, chás e Bebidas

Diz-se que o néctar de agave é 1 1/2 vezes mais doce que o açúcar e pode ser usado em quase qualquer bebida ou chás que requeira ser adoçadas. A receita precisa ser adaptada para compensar essa doçura adicional.

Geralmente, é melhor cortar a quantidade de açucar de 1/2 a 1/4 do sugerido ao usar o néctar de agave.

Por exemplo, se uma receita pedir 1 colher de sopa de açucar simples, use 1/2 a 3/4 colher de sopa de néctar de agave, dependendo do seu gosto pessoal.

Assar e cozinhar com néctar de agave

Os usos do néctar de agave também podem se estender aos alimentos. Seu uso mais comum é em produtos de panificação, embora você também possa encontrá-lo em receitas para certos molhos e temperos.

Se a sua receita pedir algo diferente de néctar de agave, você precisará fazer ajustes.

O néctar de agave é um adoçante líquido, de modo que as substituições de receita mais fáceis nos alimentos são aquelas em que ele substitui outro líquido, como mel, melaço.

Se você for usá-lo em vez de açúcar de cana seco, precisará fazer mais ajustes na receita.

É importante entender que as sobremesas feitas com néctar de agave, particularmente néctar de agave escuro, serão naturalmente mais escuras do que o normal.

Tenha isso em mente se você estiver procurando por aquele look “dourado” enquanto estiver assando.

Como usar os néctar do Agave em receitas do dia a dia

Modificar uma receita usando o néctar de agave exige um pouco de experimentação, embora haja alguns padrões que o ajudarão.

Em geral, você usará uma substituição 2: 3 para a maioria dos adoçantes (para cada xícara, use 2/3 de xícara de néctar de agave).

Ao substituí-lo por alguns adoçantes, você terá que ajustar os ingredientes líquidos da receita também.

Substituições recomendadas incluem:

  • Néctar de agave em vez de açúcar branco de cana: Para 1 xícara de açúcar, use 2/3 xícara de néctar de agave. Reduza os outros líquidos em 1/4 a 1/3 xícara. Reduza a temperatura do forno em 25 F e você também pode precisar aumentar ligeiramente o tempo de cozimento. Observe atentamente, especialmente no final.

 

  • Néctar de agave em vez de açúcar mascavo: Para 1 xícara de açúcar mascavo , use 2/3 xícara de néctar de agave. Reduza outros líquidos em 2 colheres de sopa. Use os mesmos ajustes de tempo e temperatura que o açúcar branco.

 

  • Néctar de agave em vez de mel ou melaço: Use a mesma quantidade de néctar de agave que é requerida na receita.

 

  • Néctar de agave em vez de xarope de milho: Para 1 xícara de xarope de milho, use 1/2 xícara de néctar de agave. Aumente outros ingredientes líquidos em 1/3 de xícara.

 

  • Néctar de agave em vez de xarope de arroz integral: Para 1 xícara de xarope de arroz integral, use 1/2 xícara de néctar de agave. Aumente outros ingredientes líquidos em ½ xícara.

4 dicas para substituições de sucesso de néctar de agave

Substituir ingredientes em uma receita de comida, especialmente assados, sempre vem com alguns riscos. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis.

  1. Se você é novo na receita, faça isso com o adoçante original primeiro. Isso lhe dará uma idéia da textura e do sabor que é o seu alvo, para que você possa avaliar quão bem seu substituto de néctar de agave funcionou.
  2. Sobremesas de néctar de agave tendem a ser um pouco mais pegajoso quando fresco fora do forno. É melhor usar papel manteiga quando estiver assando. A viscosidade se dissipa quando a comida esfria, portanto, esse efeito é apenas temporário.
  3. Asse ou refrigere sua massa e massas imediatamente após a mistura. As gorduras do néctar de agave podem causar separação, mas você pode ajudar a evitar isso, não permitindo que ele fique à temperatura ambiente.
  4. Ao fazer biscoitos ou bolos, guarde alguns dos açúcares originais da receita . Você achará melhor substituir apenas 1/3 a 1/2 do total de açúcares com néctar de agave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.