Início SAÚDE Inchaço Abdominal? Sinais e avisos que você nunca deve ignorar! | Dicas...

Inchaço Abdominal? Sinais e avisos que você nunca deve ignorar! | Dicas Mais Saúde

Inchaço Abdominal

Inchaço Abdominal bem como o estômago inchado é sinal de algum problema de saúde, como  por exemplo intolerância à lactose.

Mais existem muitas razões para que a barriga fique inchada, como:

alergias, desequilíbrios hormonais, disfunção da tireoide, problemas intestinais e muito mais.

Sabe aquela sensação de ficar estufado ao comer?

A região abdominal inchada também pode indicar algo mais grave como o câncer.

A dica é sempre estar atento a sensação de barriga inchada, para identificar o que ha de errado, quando o seu estômago esta inchado.

Nesse post você vai aprender  dicas que irão ajudar, descobrir se seu Inchaço Abdominal está ligada a algum problema de saúde menor ou maior.

O que causa inchaço abdominal ?

Inchaço Abdominal? Sinais e avisos que você nunca deve ignorar! | Dicas Mais Saúde

Um abdômen inchado ocorre quando a área do estômago é maior que o normal. Isso às vezes é conhecido como abdômen distendido ou barriga inchada.
A barriga inchado é muitas vezes desconfortável ou até mesmo doloroso. Um abdômen inchado tem várias causas possíveis. É uma ocorrência comum.

O que causa o inchaço abdominal?

Seu abdômen pode estar inchado por vários motivos diferentes.

Mais afinal a Barriga inchada o que pode ser? Estes inchaço podem e variam Ex: comer demais na gravidez.

Mais apenas o seu médico será capaz de determinar a causa exata do seu abdômen inchado.

Algumas das causas mais comuns de inchaço abdominal ou da barriga incluem excessos e gases.

Engolir o ar faz parte de um hábito nervoso ou ingerir alimentos ricos em fibras e pode levar à produção de gás. Se você não liberar esse gases, isso pode levar ao inchaço abdominal também conhecido como abdome inchado.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio que causa cãibra e dor no estômago, entre outros sintomas. IBS também pode causar inchaço e gases, o que poderia causar a você ter um abdômen distendido.

De acordo com a Fundação Internacional para Doenças Funcionais Gastrointestinais , cerca de 1 em cada 10 pessoas tem sintomas de IBS.

Intolerância a lactose

A intolerância à lactose é uma condição que ocorre quando o organismo não consegue digerir a lactose, um açúcar encontrado nos laticínios.

Os sintomas de intolerância à lactose incluem inchaço abdominal e gases.

Esses sintomas podem causar inchaço no abdômen.

Se você sentir um abdômen inchado dentro de duas horas da ingestão de produtos lácteos, você pode ser intolerante à lactose. Segundo a Clínica Mayo , a intolerância à lactose é mais comum em pessoas de ascendência africana, asiática, hispânica e americana.

Ascites

Ascite é uma condição que ocorre quando o líquido se acumula dentro do seu abdômen. Esse acúmulo é geralmente devido a problemas com o fígado, como a cirrose.

A cirrose ocorre quando o fígado fica extremamente cicatrizado. Quando a ascite se desenvolve, você provavelmente não notará nenhum sintoma.

À medida que o fluido se acumula ao longo do tempo, você começará a notar seu abdome se tornando cada vez mais inchado. Ascite pode causar desconforto.

Outras causas Inchaço Abdominal

Seu abdômen inchado pode ser causado por vários outros sintomas menos comuns.

Por exemplo, cálculos biliares são massas duras que podem se acumular em sua vesícula biliar.

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas.

O ganho de peso também pode causar inchaço do abdome, assim como um bloqueio no intestino. Um cisto ovariano também pode levar a um abdômen inchado.

Leia mais: Saiba mais sobre 5 Dicas Simples Para Emagrecer e Perder Barriga »

Quais são as opções de tratamento para o inchaço abdominal?

Inchaço abdominal como eliminar

As pessoas sempre perguntam se há uma dica de remedio para barriga inchada ou uma dieta que elimine os gases.

O problema é que os resultados somente são alcançados quando ha restrições alimentares. Nesse caso, a dieta com baixo teor de FODMAPs é a mais abrangente, de uma forma geral.

No entanto, há que se estabelecer quais os indivíduos possuem as intolerâncias específicas, como a lactose, frutose , glúten, rafinose e a Doença Celíaca.

Exercícios e massagens para eliminar gases e inchaço abdominal

A prática de atividade física aeróbica, como caminhadas, correr, natação, spinning, e diversas outras que são desenvolvidas em academias ou ao ar livre são fortemente indicadas para combater o inchaço abdominal, e quase sempre com ótimos resultados.

Outra dica e fazer massagens, normalmente executadas por profissionais massoterapeutas mais costumam ter efetividade limitada.

Tratamentos caseiros para abdômen inchado:

Dependendo da causa do seu abdômen inchado, você pode ser capaz de tratar seus sintomas facilmente em casa. Se o seu abdômen estiver inchado porque você comeu demais, simplesmente aguardar a digestão do alimento pode resolver o seu problema.

Comer refeições menores pode ajudar a evitar esse problema no futuro. Além disso, considere comer mais devagar para dar tempo ao estômago para processar sua comida.

Se o seu abdômen ou a barriga estiver inchado por causa de gases, tente evitar alimentos que são conhecidos por causar gases. Alguns desses alimentos são:

Feijões e vegetais crucíferos, como brócolis e repolho.

Evite beber bebidas carbonatadas e beber de canudinho. Comer devagar também pode ajudar a evitar que você engula o ar, o que produzir e leva gases na barriga.

Evitar produtos lácteos pode ajudar a aliviar o inchaço abdominal causado pela intolerância à lactose.

No caso da SII, foi demonstrado que diminuir os níveis de estresse e aumentar a ingestão de fibras ajuda a aliviar os sintomas.

Se você tem ascite, o repouso no leito e a redução da ingestão de sódio podem ajudar o corpo a se livrar do excesso de líquido.

Remédios caseiros para barriga inchada

Apesar de não haver evidência científica em relação ao tratamento dos gases e inchaço abdominal com chás, há alguns que podem auxiliar aliviar os sintomas:

  • Chá de Hortelã-Pimenta (Mentha piperita)
  • Chá de Erva Cidreira (Melissa officinalis)
  • Chá de Erva Doce (Foeniculum vulgare)
  • Chá de Raiz de Dente de Leão
  • Chá Verde
  • Chá de Camomila

Tratamento médico

Se o descanso e a redução da quantidade de sódio em sua dieta não aliviar os sintomas, seu médico pode sugerir o uso de diuréticos.

Os diuréticos ajudam os rins a remover mais fluido que causa o inchaço na barriga. Em casos raros, uma infecção pode se desenvolver em seu líquido ascítico. Se isso acontecer, você precisará passar por tratamento rigoroso com antibióticos.

Não há muito tratamento médico disponível para aliviar o inchaço do abdômen devido à IBS e à intolerância à lactose.

Ascite é tipicamente um efeito colateral de outro problema sério no corpo, como a cirrose . Você deve conversar com seu médico sobre um plano de atendimento.

Além de tratar a doença causadora, talvez seja necessário fazer a remoção do fluido. O procedimento de remoção de fluidos, ou paracentese, varia em duração, uma vez que depende de quanto fluido precisa ser removido.

Quando devo procurar atendimento médico?

É improvável que o seu abdômen inchado ou barriga inchada seja o resultado de qualquer doença grave, mas há algumas coisas que devemos ter muita atenção.

Consulte o seu médico se o seu abdômen estiver a aumentar ou se tiver outros sintomas que acompanham o inchaço da barriga, como febre ou náuseas.

Procure assistência médica se tiver diarreia extrema ou sangue nas fezes.

Se você achar que é incapaz de comer ou beber por mais de oito horas, informe o seu médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.